Como a tecnologia pode aperfeiçoar a educação?



     

Muitos de nós quando estudantes tínhamos que fazer as buscas para auxílio nas tarefas e projetos escolares nas bibliotecas. Nos movíamos até a biblioteca mais próxima para procurar em cada livro, um que pudesse nos ajudar no tema que estávamos procurando. Hoje, com a tecnologia, os estudantes nem se quer precisam arredar o pé de casa: fazem suas pesquisas com uma só ferramenta, a internet.

A internet passou a ser um meio de rápida e fácil busca para auxiliar nos deveres escolares ou acadêmicos. O jovem de agora, por estar o tempo inteiro conectado, e com celulares em mãos, fazem suas pesquisas online e a qualquer tempo. Um desafio a qual os professores devem lidar nas salas de aula é a não completa atenção em suas aulas, tendo que ser dividida com as redes sociais e aplicativos de smartphones. Porém, o uso de smartphones podem levar a uma extensão positiva da aula.





A tecnologia tem influenciado jovens do mundo todo a se conectar e formar opiniões, ideias e movimentos entre eles. Com os debates em redes sociais, como o Facebook, os jovens podem aprender e dialogar sobre os mais variados assuntos. Um assunto em voga hoje instiga a curiosidade da criança ou jovem e o faz querer pesquisar mais sobre o tema para posteriores debates, o que leva a um pensamento mais crítico.

Outra conquista que a tecnologia trouxe para a educação são os EADs (Educação a Distância), onde os alunos de certo curso ou instituição podem acessar uma plataforma online por meio de qualquer computador e participar de aulas e testes sem precisar sair de casa. Os EADs normalmente utilizam de textos, vídeos e imagens para debater sobre assuntos pertinentes ao curso ou especialização. Os alunos possuem um login para acessar a plataforma, e nela podem estudar, responder questões, fazer provas e fazer perguntas para os professores, os quais também tem acesso a plataforma, e são os que postam os materiais necessários a cada aula. Diversas instituições utilizam os EADs como complemento da graduação por exemplo. Algumas instituições oferecem cursos superiores de curta duração inteiros na plataforma online.

A tecnologia é uma revolução também para a educação.

Texto de Raíza Hanna


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *