Diferença entre mestrado, especialização e MBA



     

Cada opção é direcionada para diferentes perfis e direciona também a objetivos diferentes.

A área profissional é um dos principais investimentos de uma pessoa – por investimento entenda-se também o de tempo, necessário à plena formação de um profissional altamente capacitado. Esse investimento gera resultados a médio e longo prazo e coloca o profissional em uma boa posição no mercado de trabalho e vem de mestrados, especializações ou MBAs.

Mas, como saber o que é mais adequado e que vai de encontro às expectativas do profissional? Pois há diferenças entre mestrado, especialização e MBA, cada opção é direcionada para diferentes perfis e direciona também a objetivos diferentes.

Diferença entre mestrado, especialização e MBA:

Enquanto os mestrados estão na categoria stricto sensu, que significa “sentido restrito”, as especializações e MBAs estão na categoria lato sensu, que significa “sentido amplo”. Mas o que isso significa na prática?

– Mestrado:

O foco dos programas stricto sensu é a formação de professores universitários e de pesquisadores, por isso essa categoria é indicada principalmente para quem pretende seguir a carreira acadêmica. Mas, nada impede que pessoas que atuem em empresas também possam escolher o mestrado como forma de aprofundar seus conhecimentos por meio de um curso que estimulará a sua reflexão teórica.





Especializações e MBAs:

Ideais para quem já tem o seu trabalho e quer aperfeiçoamento e mesmo atualização profissional, os cursos lato sensu (especializações e MBAs) proporcionam competências específicas e de utilização prática, para ajudar o profissional a ter ascensão na sua carreira profissional, se adaptar a um novo cargo ou mesmo para quem pretende mudar a área de atuação.

– Especialização – as especializações dão ao profissional conhecimentos e aperfeiçoamentos científicos e técnicos na sua área de atuação, sendo bem específicas. Ao final o profissional recebe um certificado de “especialista”.

– MBA – os MBAs (sigla de um termo em inglês: Master Business Administration) promovem especializações nas áreas administrativas ou gerenciais e são normalmente procurados por empreendedores e por profissionais do cenário corporativo.

Com relação ao tempo, uma especialização tem uma duração mínima de 360 horas, um MBA dura entre 18 e 24 meses e um mestrado de 12 a 24 meses.

Tendo essas informações fica bem mais fácil escolher o tipo de atualização ou aperfeiçoamento que irá buscar, dentro do seu perfil e da sua rotina de trabalho. Vale lembrar que o mercado de trabalho está de olho em profissionais qualificados, apesar da titulação  não ser um indicador de garantia de colocação – experiência consolidada, projetos liderados, bagagem profissional e cases de sucesso são características bastante buscadas em profissionais. Um bom networking também sempre ajuda.

Por Elma de Fátima Morales Jacinto 



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *