Recrutadores preferem profissionais com MBA



     

A opinião dos especialistas revela que a junção do conhecimento, experiência e networking é o resultado desta certificação.

Pesquisa revela que recrutadores preferem profissionais com MBA, por quê?

A opinião dos especialistas revela que a junção do conhecimento, experiência e networking é o resultado desta certificação.

A pesquisa feita pela organização internacional Graduate Management Admission Council (GMAC) que tem a responsabilidade pelos testes de admissão que são exigidos pelos cursos de MBA (Master Business Administration), mostrou que 88% dos recrutadores optam por admitir profissionais com curso de MBA em 2016.

Este número é superior em 8% em relação ao ano anterior, neste mesmo período.

Especialistas destacam:

Heliomar Quaresma, presidente da IBE-FGV, destaca que o diferencial é que este modelo de curso alia a teoria e a prática, capacidades de gerencia e relacionamento para gerar líderes que são capazes de fazer a diferença dentro de uma instituição.

Segundo Quaresma: “Vale destacar que o MBA é voltado à realidade do mercado e intensifica a interação mercado, teoria, troca de experiências”.

Conforme o professor de Gestão de Pessoas da IBE-FGV, Leandro Garcia, a demanda por profissionais no mercado de trabalho é dos que buscam novas especializações, e na visão empresarial, possuir um curso de MBA é ter mais valor agregado, ou seja, uma série de conhecimentos essenciais ao setor corporativo.

O profissional que investe neste conhecimento é mais valorizado, tem ganhos melhores e é muito requisitado pelas empresas. No processo seletivo, o MBA significa atualização e conhecimento.





O que é o MBA?

O MBA (Master Business Administration) em inglês, traduzindo, Mestre em Administração de Novos Negócios, ligado a Gestão de Empresas, é um nível de pós-graduação destinado a administradores e gestores.

As áreas de Gestão de Projetos e Gestão de Empresas são as mais requisitadas. No entanto, outras disciplinas acadêmicas também concorrem por esta especialização.

Reconhecimento:

Em outros países desenvolvidos, o MBA é reconhecido como Mestrado. Porém no Brasil e em Portugal é enquadrado no nível de “Especialização”, explicando, uma Pós-Graduação Lato-Sensu.

A abordagem da prática que o MBA tem o objetivo de preparar profissionais, na qual estes, executarão suas atividades de forma prática. Diferentemente o Mestrado (Stricto-Sensu), forma acadêmicos, ou seja, professores.

Sobre a pesquisa:

A pesquisa feita pela GMAC também revelou que a busca por profissionais nos cursos nas áreas Masters em Contabilidade e Finanças, representa 23% maior em relação à avaliação feita em 2009, que chegava em torno de apenas 15%.

Por Marcio Ferraz



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *