MBA no Exterior – Como Fazer, Dicas



     

Ao realizar um MBA no Exterior, além de aumentar os conhecimentos com a vivência em outro país, o estudante pode aumentar a rede de contatos com pessoas qualificadas e incrementar o seu currículo profissional.

Aprimorar-se nos estudos sempre é bom, não é mesmo? Ainda mais, quando se trata de estudos no exterior, como a realização de um MBA. Além de aumentar os conhecimentos com a vivência em outro país, o estudante pode aumentar a rede de contatos com pessoas qualificadas e incrementar o seu currículo profissional.

Primeiro você tem que escolher a área de estudo e o país que irá estudar e ver se enquadra nos requisitos mínimos exigidos para o ingresso no MBA. É necessário realizar uma pesquisa aprofundada de como é o país, quais serão os gastos com alimentação e moradia, além de conhecer a cultura e o idioma locais.

Para fazer um MBA no exterior é preciso investir tempo e grana. A maioria oferece aulas em tempo integral, à noite ou apenas nos finais de semana. A maioria dos custos com o curso são gastos com livros, alimentação, transporte e moradia.

Você também deve ter proficiência em uma língua estrangeira e normalmente são exigidos testes de nivelamento de idioma para ser aceito no MBA escolhido.

Em relação ao custo do curso, é possível financiar o valor em um banco internacional ou conseguir uma bolsa de estudo pela empresa em que se trabalha ou por uma universidade. A maioria das trinta melhores escolas de MBA do planeta, oferta um financiamento estudantil vantajoso com juros baixos e prazos para pagar em até vinte e cinco anos. Em Harvard Business, nos EUA, por exemplo, é feito um financiamento com juros baixos e sem a necessidade de fiador.

E é possível a concessão de bolsas de estudos também, pois a escola IMD na Suíça, analisa o currículo dos estudantes e oferece diferentes programas de bolsas, desde para candidatos com excelente perfil de liderança em diversos países do mundo.

Há também os financiamentos do tipo community financing ou peer-to-peer, que são empresas ou pessoas físicas que voluntariamente financiam estudantes de MBA em plataformas colaborativas como a Prodigy Finance (prodigyfinance.com).

Se você se interessou nos programas de bolsas de estudos de MBA, SEGUE ABAXO UMA LISTA COM AS ESCOLAS QUE MAIS CONCEDEM BOLSAS NO MUNDO:

Kelley School of Business – Indiana University

Harvard Business School – Harvard University

Anderson School of Management – UCLA

Fundada no ano de 1935, fica no Estado da Califórnia, nos EUA, e é reconhecida como um instituto de estudos de negócios, internacionalmente.

Owen Graduate School of Management – Vanderbilt University





Fundada em 1969, a Owen possui sede no estado do Tennessee e é conveniada à Universidade Vanderbilt.

Olin Business School – Washington University, St. Louis

Afiliada à Universidade de Washington, a Escola Olin foi fundada no ano de 1917, sendo uma das escolas mais antigas do país. Oferta a seus estudantes os cursos BSBA, MBA, MS, EMBA, além de doutorado.

Stern School of Business – New York University

A escola oferece o MBA, EMBA e o famoso IBEX, que constitui num programa de se estudar por um semestre no exterior, apenas. A escola de negócios fica no famoso estado americano de New York.

Booth School of Business (Chicago University)

A renomada Booth School of Business está localizada no Estado americano de Illinois.

Mendoza College of Business – University of Notre Dame

Tepper School of Business – Carnegie Mellon University.

Todavia, para ter certeza se vale a pena o investimento para realizar um MBA no exterior, é preciso considerar o retorno do investimento na carreira profissional após o MBA, sendo que se o MBA for em um local renomado, o retorno do investimento é previsto para ocorrer em até quatro anos, enquanto que o aumento nos vencimentos é de cem por cento em três anos.

Com todas estas opções, você está esperando o que para correr atrás do seu curso de MBA no exterior?

Por Anneliese Gobbes Faria



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *