Pós-MBA YBA na Fundação Dom Cabral



     

Fundação Dom Cabral oferta o programa YBA que visa criar táticas mais inovadoras no mercado, para liderar pessoas e solucionar conflitos.

A Fundação Dom Cabral é uma instituição educacional brasileira, especializada no ramo business, com sólida qualidade internacional e corpo docente altamente preparado.

A FDC conta com dois parceiros internacionais: A Kellogg School of Management, nos Estados Unidos, e a INSEAD, na França, além de vários colaboradores em projetos de pesquisas, como países do BRICs e da América Latina, possibilitando assim, a integração entre grandes centros tecnológicos no ramo empresarial e gerencial.

A instituição acredita que as próprias empresas possuem as soluções para o bom funcionamento do negócio, e cabe ao profissional encontrar tais soluções, unindo teoria e prática. Por esse motivo, o diálogo e o bom entendimento são partes fundamentais do aprendizado.

O YBA é um dos mais recentes programas profissionalizantes pós-MBA da Fundação. Esse curso surgiu a partir da necessidade dos antigos participantes do MBA de criar táticas mais inovadoras no mercado, para liderar pessoas e solucionar conflitos.

O YBA possui um método imersivo, que auxilia o profissional a tomar a decisão certa diante de um problema que não era esperado, de modo preciso, criativo e com riscos bem calculados. O projeto foi construído sobre três importantes pilares:

– Yield: consiste em entender que o mundo empresarial está sempre exposto a imprevisibilidades, e isso faz parte do negócio.

– Believe: trabalhar o olhar focado no propósito, sempre pensando nos valores empresariais e individuais como forma de tomar as decisões.

– Act: exercitar novas habilidades para agir de forma correta e eficaz em frente a problemas muito difíceis ou complexos.





O mercado atual tem avançado com grande velocidade e todos os anos aumenta a necessidade de colaboradores qualificados para resolver os problemas mais complexos e inesperados. Ao mesmo tempo que devem ser seguras, as decisões também precisam ser rápidas, funcionais e produtivas. O profissional de hoje não pode olhar somente o âmbito institucional, de forma limitada, mas deve trabalhar sua visão para analisar todo o contexto que envolve a empresa, desde a área política e social até o meio ambiente e as tecnologias. É exatamente para isso que o YBA prepara os participantes.

Na última edição, o programa teve suas atividades baseadas em três temáticas principais:

Tecnologia: Todas as empresas atualmente possuem a necessidade de acompanhar o avanço tecnológico e digital tão presentes no mercado. Algumas são mais dependentes e outras menos, mas hoje todas devem se adaptar, ou podem estar fadadas ao fracasso. É por meio dessa matéria que o futuro profissional entende como introduzir ou readaptar o mundo digital dentro de cada corporação.

– Paradoxos da liderança: Como cada pessoa possui uma forma de pensar e agir, é inevitável que algumas vezes os colaboradores de uma empresa não consigam trabalhar em conjunto, afetando todo o resultado do trabalho. Por esse motivo o profissional deve aprender a liderar os mais diversificados grupos dentro de um negócio, a fim de gerar bons resultados.

– Ecossistema de negócios: É exatamente pelas mudanças no mercado que uma empresa não pode desenvolver novas ações ou ideias olhando apenas para dentro. Mais que isso, é preciso pensar em todo o ambiente em torno da organização, e a partir das observações realizar os projetos.

Uma das principais características do YBA é que essa proposta não possui um ensinamento ortodoxo ou tradicional, ou seja, não mantém a mesma metodologia todos os anos. A cada nova turma, pesquisas mercadológicas são realizadas, para que todos os fatores observados sejam aplicados do decorrer do curso. É justamente essa capacidade de adaptação ao mercado que possibilita mais agilidade e eficácia no aprendizado, auxiliando os futuros profissionais a aguçar seus sentidos empresariais e produzir ideias criativas de forma rápida e segura.

Para mais informações sobre a Fundação Dom Cabral, como cursos e programas, acesse o site www.fdc.org.br.

Por Fabio Santos



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *