MBA Analytics em Big Data da FIA



     

O curso foi elaborado dentro dos padrões de técnicas de coleta e avaliação de diversas espécies de dados, tais como dados textuais ou numéricos.

Os cursos em MBA estão entre os mais importantes e eficientes na área de administração e empreendedorismo. A Fundação Instituto de Administração (FIA) está promovendo um novo curso, no ramo de Big Data e Data Science, que foi elaborado dentro dos padrões de técnicas de coleta e avaliação de diversas espécies de dados, tais como dados textuais ou numéricos.

Os professores responsáveis pelo programa lecionam todo tipo de tecnologias, não havendo um rigoroso requisito prévio em nível teórico. Este curso abrange diversos conteúdos, tais como: o Map Reduce; o Hadoop, o Spark; o Python; o Cloud; estudo em Machine Learning; em Busines Intelligence; em SAS; em Cloudera, além de abarcar as técnicas atuais de analytics mais usufruídas pelos especialistas em dados e também pelos profissionais da área de Big Data. Portanto, é um curso repleto de fundamentos dos mais diversos que vão se unindo para atingir a mesma finalidade. É o curso de MBA Analytics em Big Data da FIA.

O programa estruturado para esse curso está previamente associado, em termos de parceria, com a CLOUDERA, a SAS e a TABLEAU, no sentido de possibilitar que as aulas práticas e as aulas técnicas e de algoritmos, na manipulação em bases de dados, possam ser ministradas com excelência. Os laboratórios contam com o chamado software R, além de estudos de caso e aulas práticas e experimentais. Até a etapa final deste curso, os acadêmicos terão a incumbência de elaborar um projeto de grupo que abarque as tecnologias fundamentais ministradas ao longo do curso. Portanto, o aluno será capacitado dentro das mais importantes técnicas transmitidas para o Data Science, pois o mesmo será instruído de maneira ampla no universo MBA.

Entre os objetivos deste programa está o ensino de metodologias em Big Data e de que modo os mesmos métodos devem ser utilizados pelos alunos do MBA, no sentido de decidir pelos melhores e mais essenciais caminhos; desenvolver as técnicas mais fundamentais e úteis de que faz uso determinado cientista que atue na área de dados, ou seja, na área dos modelos que estabelecem previsões, que rastreiam fraudes, que segmentam declives, que oferecem os produtos na medida, que detectam padrões e outras aplicações no ramo financeiro, no ramo de marketing, da comunicação, da logística, dos seguros e nas áreas que necessitam de profissionais que tenham idoneidade para decidir os rumos mais importantes em curto prazo, manuseando, ao mesmo tempo, uma série heterogênea de dados.

A estrutura curricular desse curso está organizada conforme a seguinte matriz de conteúdos:





– Módulo de aplicações de Big Data: aula de introdução ao Big Data; estudos sobre as Tecnologias para Big Data; estudo sobre o Conceito de Banco de Dados e Modelagem de Dados; estudos em Analytics.

– Módulo de Estratégias para Negócios: introdução à Economia e Contabilidade; estudos em Marketing; estudo sobre Gestão Estratégica de Pessoas; estudos em Finanças; estudos sobre os Processos e Práticas de Gerenciamento; estudos em Gestão da Informação, da Inovação, e do Direito do Consumidor; estudo sobre a Sustentabilidade e a Responsabilidade Social Corporativa; estudo em Empreendedorismo; estudos sobre Governança Corporativa e Ética Empresarial e estudo dos Métodos Quantitativos. No final, o desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso (TCC).

Os perfis mais comuns de acadêmicos aptos para cursar essa disciplina estão entre profissionais das áreas de computação, de TI, no ramo de analytics, na área de analista de mídia social, no ramo publicitário, em pesquisa estatística, na área de gestão de marketing e ou em CRM. Também estão aptos, para cursar este programa, os profissionais em e-commerce e os empreendedores de mercado que trabalham na manipulação de grande quantidade de dados e nas decisões mais precisas a serem tomadas em prazo exíguo, ou seja, os profissionais mais dinâmicos e eficientes em Big Data e Data Sciene.

Para mais informações acesse o site da FIA: www.fia.com.br/educacao/mba/Paginas/mba-analytics-big-data.aspx.

Por Paulo Henrique dos Santos



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *