MBA Analytics na FIA – Matrículas



     

O MBA tem por finalidade inteirar o programa de pós-graduação da Análise de Dados e Data Mining e das ferramentas de Analytics.

A Fundação Instituto de Administração (FIA) é pioneira e líder na inauguração de alguns cursos. Os maiores exemplos estão na abertura de cursos em Big Data e Data Science, a Pós-graduação na área de Análise de Dados e o curso de Data Mining fundado no início do ano de 2010, cujo objetivo principal foi tornar mais completa a formação e delineamento dos profissionais em diversas áreas.

O curso em questão, MBA, tem por finalidade inteirar o programa de pós-graduação da Análise de Dados e Data Mining, já que está repleto das disciplinas próprias de modelagem e das ferramentas de Analytics, que é uma matéria destinada a mediar as decisões no ramo e para a formação em MBA, solicitada pelos profissionais do mercado de trabalho na atualidade.

Assim, o diferencial da pós-graduação em MBA ANALYTICS está na análise de dados, que é uma das ferramentas mais necessárias para alcançar as vantagens competitivas de muitas das empresas. Na medida em que o tempo passa, a cada dia, cada semana, mês ou ano, as empresas necessitam de modelos estatísticos mais atualizados e eficientes para que sejam possíveis tomadas de decisão importantes. Em geral, a grande maioria dos profissionais brasileiros nesse ramo completam suas formações acadêmicas de modo deficiente em relação aos padrões de estatística.

O objetivo desta pós-graduação está em atingir uma meta de amostragem verdadeira de um banco de dados, pois muitos dos executivos não estão a par ou não possuem conhecimentos sobre a demonstração de dados e, por conseguinte, tendem a realizar as extrações dos mesmos bancos de dados fazendo surgir padrões ineficientes. Outro objetivo deste programa de pós está em estabelecer conhecimentos que sejam adquiridos na base das finanças, da macroeconomia e da microeconomia, na criação de novos modelos de lançamento de informações preenchidas de variáveis em macro e microeconomia. Trabalhar na elaboração rigorosa de um eficiente banco de dados que disponha de diversas fontes de informação seguras, que levem em conta tanto os dados internos quanto os dados externos e preparar cuidadosamente padrões de projeção e de segmentação.

A estrutura curricular deste programa de pós-graduação se distribui conforme a seguinte matriz:

Modelagem Estatística para a tomada de decisões:





São cinco módulos introdutórios com os seguintes conteúdos: estudo de Estatística Aplicada I; estudo de Estatística Aplicada II; estudo de Estatística Aplicada III; estudo de Estatística Aplicada IV e estudo de Estatística Aplicada V.

O segundo módulo se distribui em: estudos em Economia e Contabilidade; estudos em Marketing; estudos de Gestão Estratégica de Pessoas; estudos em Finanças; estudo dos Processos e Práticas de Gerenciamento; estudo em Gestão da Informação, Inovação, Direito do Consumidor; estudos sobre Sustentabilidade e Responsabilidade Social Corporativa; estudos em Empreendedorismo; estudo sobre Governança Corporativa e Ética Empresarial; estudo dos Métodos Quantitativos e o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso.

Os perfis mais adequados para cursar esse programa são de profissionais que possuam mais de quatro anos de experiência nos cargos de gestão dentro da área de modelagem, de analytics e de estatística aplicada, sobretudo. As aulas ministradas são de caráter expositivo, com resolução de muitos exercícios práticos, experiência em estudos de caso e trabalhos em laboratórios.

As próximas turmas estão programadas para início de aulas a partir do dia 14 de novembro de 2017. O curso terá duração de 19 meses, contendo uma carga horária de mais ou menos 600 horas de aulas. Este curso também conta com um módulo internacional, localizado em Illinois, Chicago, EUA, no Illinois Institute of Technology. Para mais informações acesse: www.fia.com.br/educacao/mba/Paginas/analytics.aspx.

Por Paulo Henrique dos Santos



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *