MBA em Gestão de Negócios do Varejo Farmacêuticos da FIA



     

MBA visa a atualização dos conhecimentos na área do varejo farmacêutico, suas características fundamentais, seus setores e como buscar soluções mais eficazes para todas as suas limitações.

Os programas de estudos e especializações em MBA constituem cursos muito abrangentes em suas diversas modalidades, podendo abarcar disciplinas dos cursos mais heterogêneos. Nesse sentido foi elaborado o programa MBA em Gestão de Negócios do Varejo Farmacêuticos, cujo projeto fundamental foi desenvolvido pelo PROVAR – Programa de Administração de Varejo da FIA (Fundação Instituto de Administração), destinando-se à apreciação rigorosa dos estudos aprofundados em Gestão de Negócios no ramo do Varejo, articulado aos princípios e critérios do Setor Farmacêutico.

Um dos destaques deste curso, que o distingue dos demais, está na sua estrutura que promove equivalência qualitativa entre aulas teóricas e aulas práticas. Entre outros atributos importantes e necessários, neste programa, está a exposição e os diálogos em torno dos conceitos e métodos mais eficazes, intensamente vinculados aos diversos ramos de gerenciamento de negócios em varejo farmacêutico, como também exposição dos cases práticos ao redor dos temas mais abordados nas aulas, dentro da linguagem própria do segmento da indústria farmacêutica.

Portanto, entre os principais objetivos que este programa de estudos visa desenvolver e lecionar estão a atualização dos conhecimentos na área do varejo farmacêutico, suas características fundamentais, seus setores e como buscar soluções mais eficazes para todas as suas limitações. Aprofundar e demonstrar o valor dos pontos de vista teóricos e munir os acadêmicos com meios suficientes e eficientes na compreensão dos conceitos abordados, no sentido de estarem aptos a exercer sua formação na vida prática profissional. Estabelecer um grande fórum de debates entre ideias e sobre as ideias, promovendo um grande intercâmbio sobre conhecimentos e experiências, entre os alunos.

Em geral, o perfil mais comum de acadêmicos em um curso com essa estrutura é o de estudantes universitários que estão interessados em tornarem-se especialistas, por meio do aprofundamento e da atualização em suas formações acadêmicas, no universo do gerenciamento ou empreendimento, no progresso do varejo farmacêutico ou a sua inserção em atividades equivalentes a esse setor administrativo financeiro. Ou seja, o curso abarca, também, profissionais atuantes em cargos cujas atribuições estão na responsabilidade de elaborar soluções, gerenciamento de processos e ou métodos estratégicos em empresas conveniadas ao varejo farmacêutico, os quais almejam, com vontade firme, assumir cargos de gestão ou que tem o propósito de assumir grandes posições em estratégia empreendedora, nesse ramo.





A grade curricular está distribuída conforme a seguinte matriz de conteúdos:

Introdução à Economia Aplicada e aos Cenários Econômicos Globais; estudos em Contabilidade e Análise de Demonstrações Financeiras; introdução à Estratégia Empresarial; estudos em Marketing Estratégico; estudo sobre Finanças Corporativas: Cálculo Financeiro e Análise de Investimentos; estudos sobre Estatística Aplicada; introdução à Gestão de Pessoas e Liderança Contemporânea; estudos em Gestão de Operações e Informações; introdução aos Tópicos Avançados de Gestão; estudos sobre Sustentabilidade e Responsabilidade Social Corporativa; estudos em Empreendedorismo; estudo sobre Governança Corporativa e Ética Empresarial; introdução à Gestão Varejista: Mercados e Formatos; estudos sobre as Normas Internacionais, Organismos de Regulamentação Farmacêutica e Legislação Sanitária; introdução à Gestão Estratégica de Marcas; métodos de Pesquisa e Dimensionamento de Mercado; estudos sobre o Comportamento e Atitudes de Compras no Varejo; aulas sobre Inteligência de Mercado; introdução à Gestão de Projetos em Sistemas de Saúde; estudos sobre Gestão de Custos e Orçamento; introdução à Formação de Preços e Análise Tributária no Varejo Farmacêutico; estudos em E-Commerce e Mídias Sociais; estudos sobre CRM: Marketing de Relacionamento e Serviços com Cliente; estudos em Gestão do Mix de Sortimento; estudo sobre Trade Marketing no Varejo; estratégias sobre Prevenção de Perdas; introdução às Técnicas de Vendas e Negociação; orientação na Simulação Empresarial e, por fim, o trabalho de conclusão de curso.

Para mais informações sobre matrículas, valores ou início das aulas acesse: www.fia.com.br/educacao/mba/Paginas/gestao-negocios-varejo-farmaceutico.aspx.

Por Paulo Henrique dos Santos



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *